Setembro 24, 2017
As duas oficinas acontecerão no sábado pela manhã, simultaneamente, portanto aquele que quiser estar nesse momento, deverá fazer uma escolha, uma ou outra oficina.
Ou … percebendo que o momento requer uma outra escuta interior, dar um tempo, uma P A U S A – acalmar a mente, o corpo, o espírito. Descansar, ir à praia, ao parque aquático, caminhar na areia com a água tocando os pés, conhecer o SESC e suas lindas praças … ficar no seu próprio ritmo.
Oficina 1 – Passo a Passo e um “dedindeprosa”
OFICINA para aqueles que estão iniciando no círculo das Danças Circulares, e também, para aqueles que queiram revisitar os “primeiros passos”.
“Quando repetimos os movimentos realizados ao longo dos séculos por inúmeras gerações, despertamos – da memória do Planeta Terra – o significado profundo contido em cada gesto.” Anna Barton
Juntos em círculo, conectados pelo coração, com simplicidade, amor e atenção plena , faremos passos básicos, gestual com significados, explorando ritmos, liberando os movimentos corporais e o coração. Os primeiros passos são a chave para uma dança plena e saudável – a dança da vida!
Amigas e parceiras na roda da dança e da vida, Fatima Aguirre Ramos e Lize de Block uniram seus dons e partilham na roda – reflexões, conhecimentos, respeito, ética – honrando e ancorando o movimento das Danças Circulares.
Oficina 2 – Laban na Roda: Aura e Forca.
Para a Oficina Laban na Roda: “Aura” e “Força”, serão explorados os princípios de Laban que se referem à Cinesfera (Espaço) e ao Peso (Expressividade). A Cinesfera é a ”bolha”, ou “aura”, dentro da qual todo ser humano se movimenta. Dependendo do tamanho da “bolha” de uma pessoa, seus movimentos podem ser bem pequenos ou bem amplos. O Peso tem a ver com a atuação da gravidade. Entendendo essa atuação, podemos nos movimentar com mais “poder”, ou “força”, e até bem leves. Esperamos que essa exploração venha nos proporcionar uma roda rica em varições nessas duas áreas!
Eluza é uma capixaba, doutora em Dança com formação nos EUA. Ela conheceu e apaixonou-se pelas Danças Circulares e traz para a roda uma pincelada de Rudolf von Laban – oportunidade
única de experimentar LABAN NA RODA.