De 15 a 19 de novembro de 2023, no SESC Praia Formosa, Santa Cruz, Espírito Santo.

Fatima Aguirre Ramos, Lize de Block e Terezinha Rosetti, e o querido Apoio – Adriana Oliveira, Alba Janes Lima, Alice Zucoloto, Ana Nery Silva, Evandro Jorda, Marussa Campos, Meryele Stinghel, Penny Kopernick e Solange Vilela, estamos muito felizes e animadas com o retorno ao nosso “chão sagrado” – as areias e o mar de Praia Formosa. Felizes por receber mais uma vez a roda presencial Minas Santo. Intuímos uma linda roda em torno da árvore símbolo do Minas Santo.

Esse ano, especialmente por estarmos completando 10 anos, celebraremos plenamente conectados ao que é o desejo maior do Minas Santo – unir as rodas capixabas e mineiras ao movimento das rodas vindas de tantos lugares e, juntos, formarmos uma egrégora forte e bela para bailar honrando e fortalecendo nossas raízes.

O tema escolhido: MARIAS: UM LUGAR DE TODOS NÓS.

“Gracias e honras às velhas tão velhas, às raizeiras das montanhas, às rezadeiras dos rios, às feiticeiras dos céus, das luas e das florestas, às deusas negras, profundas na terra.

Gratidão e alegria por sua herança sagrada ressoar em nós, corpos consagrados, em memória reacesa , aqui agora.

Honradas sejam todas, todas, todas elas, as nossas ancestrais! (Flor Del Sur)

Honradas sejam as nossas MARIAS!

As Marias que nos habitam – nossas mães, irmãs, tias, avós, nossas ancestrais, nossas raízes. Marias que geram em nós a beleza, as alegrias, as dores, as cantigas, a força e a fragilidade.Dançaremos as santas Marias, Iansã, Iemanjá, Oxum, Santa Bárbara, Nossa Sra Aparecida, Nossa Sra. da Penha e tantas outras, que caminham em nossas histórias de vida.

As montanhas de Minas Gerais e o mar do Espírito Santo … será que a montanha chegaria ao mar? SIM, tudo está interligado, o que nos cabe é dar as mãos e dançar a vida, com alegria! Formando elos, celebrando, dançando por um mundo melhor!